terça-feira, 14 de agosto de 2018

Problemas de saúde - Ninguém quer, mas cada um tem o seu.


Pode ser uma enxaqueca da qual não sabemos o motivo, uma rinite alérgica que aparece nas mudanças de estação ou uma dor muscular que vem chegando com a idade.


Problemas de saúde são condições que afetam nosso bem-estar e qualidade de vida, pois geralmente são incapacitantes – fato este que se agrava se se tratar de um problema crônico, como por exemplo, alguma alergia alimentar. 

Diante disso, é importante conhecer as causas de tais problemas, já que certas medidas podem ser importantes para que sejam prevenidos; e, caso se encontre acometido por algum deles, saber seus mecanismos, sintomas e formas de tratar o caso são importantes maneiras de conquistar melhorias na qualidade de vida. 

Com os consideráveis avanços da medicina e facilidade de acesso a informações relevantes, muitos problemas de saúde são facilmente controláveis, mas desde que sejam seguidas rigorosamente algumas “regras” para cada caso específico. No diabetes, por exemplo, desde que a pessoa se alimenta de forma correta, ou seja, evitando o excesso de carboidratos, pode ter uma vida relativamente normal. 

CONHEÇA TRÊS TIPO DE PROBLEMA DE SAÚDE MUITO COMUNS


Diabetes


A diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue. O diabetes acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo, ou porque este hormônio não é capaz de agir de maneira adequada. A insulina promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar dentro das células, para ser utilizado como fonte de energia. Portanto, se houver falta desse hormônio, ou mesmo se ele não agir corretamente, haverá aumento de glicose no sangue e, consequentemente, o diabetes.

Hipertensão Arterial



Hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9). A pressão alta faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo. A pressão alta é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca. 
O problema é hereditário em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, como os hábitos de vida do indivíduo.

Insônia


Insônia é a dificuldade ou incapacidade de iniciar e manter o sono. A insônia não é considerada uma doença, mas sim, um grave problema de saúde, visto que uma boa noite de sono é de enorme importância para o bem-estar físico e psicológico do ser humano. É importante frisar que a insônia não está relacionada, necessariamente, com a quantidade de horas dormidas de uma pessoa, já que cada indivíduo possui uma necessidade de sono diferente.



Existem três tipos de insônia, variando conforme a intensidade da mesma. As insônias transitórias são aquelas ocasionais, que ocorrem em períodos de maior estresse, tensão, ansiedade, etc. Insônias de curta duração são ocasionadas por situações acentuadas de estresse, durando até três semanas. Já nos casos de insônias de longa duração, a duração do problema é de três semanas ou mais, são causadas por situações extremas de estresse, depressão, efeitos de drogas e álcool, etc. As principais conseqüências que a insônia provoca são situações de fadiga, irritabilidade e agressividade no dia seguinte. 

O tratamento para a insônia é feito depois de descoberto o real motivo do problema. Em grande parte dos casos, a insônia está associada a problemas psicológicos, sendo recomendado técnicas específicas de relaxamento para reduzir ou eliminar a tensão corporal e ansiedade dos indivíduos. Em casos mais graves, há o uso de medicamentos, no entanto, também existirão efeitos colaterais potenciais. Outras recomendações mais simples, que também são eficazes, são: Evitar bebidas alcoólicas e o cigarro antes de dormir, diminuir a ingestão de cafeína, não ver televisão na hora de dormir, procurar ler um livro que não prenda muito a atenção do leitor antes de dormir, e tentar esquecer os problemas antes de deitar.



Poderíamos passar horas aqui falando sobre o assunto "problemas de saúde", pois cada um tem o seu, conforme foi dito no título desse post. No entanto, o intuito deste conteúdo é alertar sobre a qualidade de vida. O nosso jeito de viver, nosso estilo de vida é que vai nos deixar mais fortes ou mais vulneráveis para administrar nossos problemas de saúde.






Pratique esportes, alimente-se de forma saudável, caminhe, respire ar puro e siga em frente sempre!




Nenhum comentário:

Postar um comentário